Universo vivo e digital
Atualização da marca do Sistema Integrado de Bibliotecas de São Paulo modernizou e humanizou sua identidade estratégica
SP Leituras
A reconstrução da marca do SisEB transformou um ambiente antes rígido e formal em um espaço vibrante e digital. Com uma nova imagem, o projeto posiciona o SisEB em sintonia com as expectativas modernas de bibliotecas vivas, maximizando seu impacto cultural e tornando a marca mais acessível e eficiente.











Desenvolvemos uma nova marca que revitalizou a comunicação e transformou o ambiente digital. A ideia central foi criar um sistema interativo que representasse a conexão entre bibliotecas e usuários por meio de um mapa dinâmico do Estado de SP.
Ao fazer isso, criamos uma identidade mais ágil e acessível, que não apenas dialoga melhor com o público-alvo, mas também facilita uma interação mais fluida e envolvente. Essa transformação humaniza o SisEB, tornando-o mais relevante e atrativo, e também potencializa a a comunicação e a operação, refletindo uma imagem adaptada às necessidades atuais.
“Ficamos felizes com o prêmio e de termos o projeto da nova marca do SisEB entre os principais trabalhos do design brasileiro este ano, no caso da BDA em duas modalidades.”
Jorge Monge,
Diretor de Criação e Design da D4G

O SisEB tem o desafio constante de criar e aumentar a conexão entre bibliotecas e usuários. Para isso, a partir da geometria do livro, criamos a representação gráfica de um espaço, a construção de um ambiente conectado, vivo e digital, em São Paulo. Como resultado, um novo caminho, em sintonia com as expectativas atuais de bibliotecas vivas, mais próximas e eficientes. Um ambiente dinâmico e engajador, com grande potencial para conectar e inspirar o público.
Em pouco tempo, a nova marca do SisEB já ganhou destaque em importantes eventos ligados ao design gráfico. Foi incluída na shortlist da 14ª Bienal Brasileira de Design, nas categorias Identidade & espírito da marca / Marcas e logotipos para empresas, eventos ou produtos de pequeno e médio portes, e foi vencedora do Prêmio Brasileiro de Design 2024 em duas categorias:
Design de marca e Cartazes
