Cultura que transforma
Nova comunicação estratégica reposicionou a Fundação CSN, braço social do Grupo CSN, para promover suas ações e causar um impacto significativo nas comunidades que atende
Fundação CSN
Uma nova marca para um novo futuro
Transformação nas comunidades por meio do desenvolvimento social, educacional e da cultura: uma marca com a essência CSN, um ambiente de cores e símbolos, de personalidade e leveza, que se abre e cria uma relação direta com a sociedade, com foco no futuro. A nova identidade visual da Fundação CSN, desenvolvida pela D4G, reflete a transformação da instituição em um agente ainda mais conectado com as comunidades que atende. Com presença em oito estados e 23 municípios, atua nas áreas de educação, cultura e responsabilidade social, promovendo oportunidades e gerando impacto real. O rebranding buscou traduzir o espírito da Fundação em uma marca dinâmica e acessível, capaz de dialogar com diferentes públicos e fortalecer sua presença digital e institucional. A nova comunicação estratégica reforça o compromisso da Fundação CSN em transformar vidas e contribuir para um futuro mais inclusivo e sustentável.


O mundo se transformou. O Brasil se transformou. A Fundação CSN, braço social do Grupo CSN, também se transformou. Porque só quem se transforma pode despertar mudanças ao redor. Há anos promovendo transformação por meio da educação, cultura e responsabilidade social, contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. E para fortalecer sua presença e ampliar ainda mais seu impacto, a D4G foi convocada a criar uma nova identidade visual que refletisse seus valores de forma dinâmica, leve e conectada com o futuro.
O desafio era desenvolver uma marca que se diferenciasse, sem perder a forte herança da CSN. A nova identidade precisava comunicar a missão da Fundação de gerar oportunidades e promover conhecimento, integrando educação e cultura em todos os territórios onde atua. A solução da D4G foi criar uma ID estratégica, que traduz essa diversidade de iniciativas por meio de elementos gráficos, cores e composições que, juntos, formam um repertório visual coeso e adaptável a todos os pontos de contato.
Comunicar a missão e gerar oportunidades


“As pessoas trabalham e/ou participam de projetos. Os projetos são a ponta da comunicação e precisam se relacionar com o público através de um único comportamento, identidade, nome, marca: Fundação CSN. Os projetos são assinaturas, não marcas. O reconhecimento do projeto é tipográfico e a identificação é visual, e fazem parte do ambiente da Fundação CSN. O nome do projeto conectado a imagens e cores conforme a atuação principal apoiado na cromia dos pilares de conexão, é o caminho para a identificação da Fundação. Elementos do grafismo são importantes para criar o ambiente conforme o tema e o pilar de atuação”, explica Jorge Monge, diretor de arte da D4G.
Projetos são assinaturas, não marcas


A nova identidade reflete uma Fundação jovem, conectada e digital, preparada para dialogar com diferentes públicos e ampliar suas ações. O projeto incluiu a criação de diretrizes visuais que asseguram consistência e clareza na comunicação, transmitindo sua essência em todas as frentes de atuação – da formação de crianças e jovens à curadoria e articulação de projetos em parceria com o poder público e entidades sociais.
Mais do que uma atualização visual, o rebranding reposicionou a Fundação CSN como uma referência na promoção de conhecimento e impacto social. Conhecimento que transforma, integra e aproxima, porque toda descoberta quer ser compartilhada.
Com a nova marca, a Fundação CSN reafirmou seu compromisso: “Somos aqueles que acreditam na colaboração, no compartilhamento e na integração. Somos os que se reinventam, os que jamais se cansam de aprender e buscam sempre melhorar. Somos a Fundação CSN. Transformamos vidas e comunidades.”
title projects


