Pólo cultural
Uma nova identidade que combina tradição e inovação, reafirmando Tatuí como referência nacional e internacional em formação e difusão artística em música e teatro
Sustenidos
Nos 70 anos do Conservatório de Tatuí, o projeto de criação de uma nova marca foi essencial para reposicionar a instituição como referência nacional e internacional. A D4G desenvolveu uma identidade visual que combina tradição e inovação, representando a diversidade das artes - música e teatro - promovidas pelo Conservatório. O projeto reflete a excelência no ensino e a relevância cultural da instituição, conectando-a a um público mais amplo e reafirmando seu papel como um dos principais pólos de formação e difusão artística do País.

Referência nacional e internacional no ensino de música e artes cênicas, enfrentava o desafio de atualizar sua marca para refletir a grandiosidade de sua história e potencial. Com 2800 alunos e 300 professores, o Conservatório precisava de uma identidade visual que unisse tradição e inovação, além de comunicar suas atividades para um público mais amplo. A nova marca deveria representar tanto sua excelência no ensino e na formação artística quanto sua diversidade, abrangendo dezenas de cursos de música e artes cênicas, além de reposicionar a instituição como um dos principais pólos culturais do país.
O projeto surgiu no marco dos 70 anos do Conservatório de Tatuí, um momento propício para repensar e modernizar a identidade visual de uma instituição tão prestigiada. A D4G foi convidada a criar uma nova marca que comunicasse a relevância histórica do Conservatório e sua visão de futuro. O desafio central era amalgamar diferentes expressões artísticas – música, teatro e suas variedades culturais – em uma única representação visual. Além disso, a nova marca deveria equilibrar o peso da tradição com a necessidade de inovação, resgatando a relevância da instituição para um público contemporâneo.

A execução envolveu uma profunda imersão na história e nas atividades do Conservatório, considerando seus números impressionantes: mais de 870 eventos anuais, alunos de dezenas de países e 17 estados brasileiros e 74 cursos de música.
Foram realizados estudos para identificar elementos que pudessem traduzir tanto a excelência do ensino quanto a diversidade das artes representadas pela instituição.
ver projeto




O resultado foi uma marca dinâmica, que reflete o papel do Conservatório de Tatuí como um polo de disseminação de conhecimento cultural e artístico, sem perder sua essência tradicional. A nova identidade visual promove maior reconhecimento e destaca a missão da instituição de formar artistas e difundir a cultura em toda sua riqueza e diversidade.

Mais direto, mais próximo e afetivo
Uma tradição e referência renovada.
O fortalecimento de uma parceria.
Uma cidade a serviço da música e das artes cênicas.
A cultura promovendo uma cidade.
Novos talentos lapidados e preparados para o mundo.
A força de um projeto permanente que espalha valores, virtuoses e a marca de um município, de uma região, um estado.
Uma adaptação aos novos tempos, uma redução, um movimento direto em dizer onde é e para o que serve.
Localidade e funcionalidade diretas ao ponto.
Uma versão mais ajustada aos novos tempos.
Digital, reprodutível, autêntica.
A tradução de uma transformação em curso.
Eficiência para enfrentar os desafios do futuro.
Elegância para percorrer novos e desejados caminhos.
Força para demonstrar uma história de 70 anos.

