Comunicação a serviço da justiça climática global
F.A.I.R. — O grande acordo climático para compensar o carbono: precificar carbono, compensar danos e financiar transferências diretas para quem mais precisa. A hora é agora
J-PAL
A proposta F.A.I.R., desenvolvida pela vencedora do Prêmio Nobel de Economia Esther Duflo em parceria com os também economistas Abhijit Banerjee e Michael Greenstone, apresenta uma visão ousada para enfrentar uma das maiores injustiças da crise climática: quem menos contribui para as emissões é quem mais sofre seus efeitos. O acordo, chamado de F.A.I.R. (Foreseeable, Automatic, Immediate e Regular) sugere um novo modelo de cooperação internacional que combina precificação de carbono, compensação por danos e proteção direta às populações mais vulneráveis, por meio de transferências individuais e investimentos comunitários. A D4G foi convidada pelo J-PAL para transformar essa ideia complexa, repleta de dados e implicações econômicas profundas, em uma narrativa clara, acessível e mobilizadora na esteira da COP 30. Capaz de dialogar com formuladores de políticas públicas, organismos multilaterais e o público mais amplo do debate climático.
A grand bargain for climate mitigation, adaptation and compensation
Mais do que um vídeo e um site, este projeto é um exercício de como a comunicação pode aproximar pesquisa de ponta, decisões de política pública e senso de justiça. Para a D4G, participar da proposta F.A.I.R. significou colocar design, narrativa e estratégia a serviço de uma agenda global urgente, ajudando a tornar compreensível uma ideia que pode transformar dano em progresso — e proteger, com mais justiça, quem está na linha de frente da crise climática.
acesse o site
veja o filme ∨
Quem emite, compensa
Cada tonelada de carbono emitida tem um custo. E esse custo pode — e deve — ser devolvido a quem mais sofre os efeitos. Chamamos isso de F.A.I.R. — Previsível, Automático, Imediato e Regular.